Uma história triste

Cap. 1

Vou contar uma história triste, porém muito ilustrativa para vocês. Educativa até, eu diria. Preciso voltar um pouco à minha doce infância, período no qual foram plantadas as sementes (sempre quis dizer isso!) para o que relatarei mais adiante. Eu tinha uns 10, 11 anos de idade. Em primeiro lugar, eu era um garoto muito displicente. Batia nas minhas irmãs, arrancava as cabeças de suas bonecas Bebê e passava a maior parte do tempo na rua, brincando de pega-pega, pique-esconde, futebol, etc. Na época eu cursava o 4° ano, estudava no período matutino e, apesar de ser o oposto de um cdf, tirava boas notas e tinha facilidade para aprender as matérias – Estudos Sociais, Ciências, História e tais. Já na época eu tinha um melhor amigo, que era o exemplo de aluno a ser seguido: estudioso, disciplinado, sério. Ele fazia todos os para-casas, ao contrário de mim que preferia, quando não estava na rua, jogar Atari. Esse meu amigo – chamemo-lo R. – era um ano mais velho que eu e já cursava o 5° ano; quando eu o chamava para que pudéssemos brincar na rua, respondia-me com voz calma:

_Não posso sair para brincar senão meu pai me bate, tenho que varrer o terreiro.

E não importava o quanto eu insistia, ele era muito, muito disciplinado. Outro dia, chamei R. novamente e ele me disse:

_Não posso sair para brincar, tenho que fazer o dever de casa.

E assim era. Lembro-me de incontáveis vezes ter ouvido minha mãe dizer: “Junior, não vá para a rua, faça como o R., vá estudar!” E eu ficava meio irritado, pois afinal de contas o R., apesar de meu amigo de infância, era tido como o idiota do bairro. Mas eu, sempre muito bom, não deixava de chamá-lo para brincar, ainda que a resposta fosse sempre negativa. Minha mãe ainda insistiu durante muito tempo para que eu seguisse o exemplo de R.: fosse mais dedicado aos estudos e ajudasse nos afazeres de casa. Eu jamais cedi.

Cap. 2

Alguns anos se passaram e eu acabei me afastando de R. Não por intenção, mas porque novas amizades foram sendo feitas, enfim, sabem como é. Eu tinha aqui uns 16 anos e já havia começado a ler livros como Dom Casmurro e Triste Fim de Policarpo Quaresma, e começava a sentir uma pontinha de prazer nisso. Lia quadrinhos e juntava dinheiro para comprar Graphic Novels no final do mês. Foi uma boa fase. Um dia uma notícia aterradora, inacreditável corria as ruas do meu bairro: R. havia levado bomba na escola. Esse foi o fim das comparações feitas pela minha mãe; alcancei R. e agora éramos da mesma sala, sentávamos lado a lado e minha notas não eram muito diferentes das suas; às vezes, melhores. O desespero de R. era visível por eu tê-lo alcançado, e, mais do que nunca, ele se trancava em casa para poder estudar e me mostrar quem era mais inteligente, quem se dava melhor em matemática, essas coisas de moleque. Minha alma blasé imperava e eu não dava a mínima, continuava brincando na rua e jogando vídeo-game até altas horas. Outro fim de ano e R. toma outra bomba, ficando para trás. O que era engraçado começava a ficar sério, estranho demais. Ele estudava tanto, era tão obediente aos pais, varria o terreiro, santo deus! Tempos depois eu soube que R. havia saído da escola, bem no ano em que terminei o 3° ano do Ensino Médio e me formei. Comecei a trabalhar e a ler muito, muito. Não tinha mais tempo para a rua e pouco para o vídeo-game, de modo que eu não via mais meu antigo amigo R. Tomamos caminhos distintos. Às vezes eu ouvia falar dele, mas somente comentários esparsos, desinteressantes. Mais algum tempo e eu estava na faculdade, lendo ainda mais e trabalhando. Em minha rua, nenhum rapaz que fosse exemplo pra mim. Eu era o exemplo.

Cap. 3 – final

No último natal, a mãe de R. convidou minha família para ir à sua casa, “como nos velhos tempos”. Fomos: eu, minha noiva e minha mãe. A mãe de R. me olhava e dizia “como cresceu, gente” e eu sorria sem graça. R. fez supletivo para se livrar do Ensino Médio e se converteu ao evangelho, sendo a Bíblia o único livro que lê, quando lê. Toca música góspel no violão e sonha em gravar um cd em inglês. Não estuda. Trabalhava, mas por algum motivo não o faz mais. Está com 25 anos. Há umas semanas, atendendo a um convite educado que fiz na noite de 25 de dezembro, foi à minha casa para conversarmos. Ficamos na sala, onde fica a maior parte dos meus livros, na estante. Ele me perguntou com o que estou trabalhando e respondi. Perguntou como é a faculdade, se eu gosto e tal. Eu disse que sim, que não é como eu esparava, porém agradável, e disse que ele devia fazer. Perguntei por qual curso ele se interessa e ele me respondeu “História”. Algo que notei a princípio enquanto conversávamos foi a sua falta de atenção ao que estava falando; ele comete digressões incríveis ao contar uma história, mais que o normal. “Talvez seja o jeito dele”, pensei. R. viu meus livros e se interessou. Quis ver alguns e eu disse que ficasse à vontade. Pegou o Introdução à Psicologia e perguntou-me se eu já o havia lido. Sim. Perguntou se já li a Bíblia. “Sim, a maior parte”, eu disse. Então eu o aconselhei a ler mais coisas além das escrituras e perguntei qual o último livro que ele havia lido, ao que me respondeu:

_O Escaravelho do Diabo! Nossa, é muito bom! Assim: tem lá o bicho, o escaravelho, e quando ele pica a pessoa, a pessoa vai para o lado negro!

Pensei em fazer uma piada com Star Wars mas imaginei que ele não entenderia. Eu me lembro de quando nos mandavam ler O Escaravelho, e isso já tem uns 15 anos. É um livro infantil da antiga Coleção Vagalume. Emprestei-lhe o Introdução à Psicologia e lhe recomendei que lesse com calma, estudando. Então ele olhou no relógio e falou que precisava ir embora, tinha que tomar um remédio. “Que remédio?”, perguntei surpreso. “Um aí, para fortalecer a mente”, ele me respondeu. Não entendi – ou entendi mas me fiz de parvo. Eu tinha só mais uma pergunta:

_R., por que você não está mais trabalhando?, o que houve?

_Estou com depressão, Edson. Eles me afastaram do trabalho.

 *

Moral: Não se pode forçar uma pessoa a ser inteligente; não se pode forçar uma pessoa a nada. A pressão tem constantemente efeito contrário; como um prego que, sob a força do martelo, entorta.

14 comments so far

  1. marcus on

    Putz! Escaravelho do Diabo! Era um dos meus livros preferidos da Coleção Vagalume, junto com Spharion e os do Marcos Rey.

  2. tina oiticica harris on

    Muito triste, muito triste. Ele está sendo medicado? Parece que não.

  3. dr. k on

    Eu juro que não fico copiando seus templates.

    O outro era muito durão, e eu sou todo mole, e.

  4. Edson Junior Lain on

    Tina, medicado com acompanhamento eu creio que não. Está tomando o tal remédio para “fortalecer a mente”, mas não sei qual é.

    K, eu não pensei que estivesse=]

  5. Caio Marinho. on

    Tem dessas estórias.

    Que merecem um silêncio depois.

  6. Leo Bueno on

    É nessas horas que, depois de um silêncio, deixo aquelas críticas sobre os evangélicos e/ou seus pastores de lado. Há tantas razões para o sujeito ir para esse lado que ninguém consegue explicar.

    Abraço!

  7. Natália on

    Oi amor,

    Como sempre, eu já sabia dessa história, mas achei legal você escrever sobre ela.
    Tudo que é forçado, tem grandes possibilidades de não dar em nada.
    Graças a Deus que vc brincou na rua, jogou muito video game, se divertiu até… até se tormar esse homem maravilhoso por quem sou totalmente apaixonada.

    Te amo!
    Obs: desculpa o baixo astral de hoje.

    Beijos

  8. diego on

    Eu tenho um primo que tem uma memória numérica fora do comum, e de um tempo para cá é uma porta cristã. Porta.

    Fiquei puto da vida com o Deus dele porque arranjou obrigações na igreja, fazendo meu primo jurar por Jesus que não faltaria, e não pude visitá-lo (eu iria lá fazer uma viagem de 150 contos para passar dois dias e não vê-lo?).

  9. Interessante esse relato, guri.
    Essa me atingiu fundo, por outros motivos. Ler eu sempre li muito e burro e evangélico nunca fui.

    Me lembra passagens da minha infancia idiota, vividas em um lugar idiota, em um bairro idiota na idiotíssima São Paulo.

    Mas houveram coisas boas. Meu irmão, eu pai ainda vivo, meus Quadrinhos, o KK, a inocência.. enfim…

    Adoro esse espaço.

    Abraço!

  10. jonatha on

    ha! migo vc deveria namorar iria ficar mas bom com namoro ta certo q vc tem todos esses tenpos agora quando vc teve paz, mas na sua infancia nao era possivel q ninguem te desse conselho, carinho,apoio,disciplina e tudo mas
    hoje sou adolescente mas sei mim controlar porq vc sabe o mundo de hoje nao er nada bom, porq minha vida nao nada facio. sofrer como espancamento sofrer como dor no corpo e sentimento para a vida toda

  11. TAGY on

    NOSSA QUE HISTÓRIA INTERESSANTE, NA MINHA FAMILIA TEM BASTANTE PESSOAS COM DEPRESSÃO E EU PUDE PERCEBER QUE SÓ FOI MANIFESTADA DIANTE DE PRESSÕES, CONCORDO COM VOCE DEVEMOS FAZER E SER DO JEITO QUE ACHAMOS QUE DEVEMOS SER, SEM PREJUDICAR O PRÓXIMO CLARO!!!POIS NÃO DEVEMOS TENTAR FAZER E SER O QUE NÃO SOMOS, PORQUE ISSO NOS PREJUDICARÁ MAIS CEDO OU MAIS TARDE..DEVEMOS CURTIR A VIDA..ADOREI SUA HISTÓRIA…ESCREVA MAIS..RSRSRS…

  12. Suellen Amaral on

    Kra essa história é muito triste,e muito realista também,
    muito boa de se ler,
    da mas para uma jovem como eu de apenas 14 anos…

  13. Suellen Amaral on

    Kra essa história é muito triste,e muito realista também,
    muito boa de se ler,
    da mas para uma jovem como eu de apenas 14 anos…e que precisa aprender muito ainda…….

  14. thiago on

    minha infancia foi muito boa mas hoje me sinto perdido


Deixe uma resposta

