Lógica desvairada

É de uma graça lamentável a quantidade de blogues com a pretensão de fazer jornalismo. E, além disso, um desperdício em se tratando de bons blogueiros, pessoas com algum potencial criativo. Uma pergunta corrente em entrevistas a leitores de blogues é: “O que você busca quando entra num diário virtual?” Ora, o hipertexto não funciona assim. Quando vasculho a internet, o que busco são idéias novas, ousadas, de cunho opinativo, mesmo. E isso significa que eu não tenho um tema pré determinado; muito pelo contrário, o que me agrada é a diversidade de pensamentos que se cruzam, os debates, o blá blá blá. Se eu quisesse saber de notícia, francamente, eu entraria nos portais especializados ou comprava um jornal. É tão triste entrar num blogue e ler uma notícia copiada do Uol ou, sei lá, do Diário do Nordeste. Notícia precisa ter credibilidade, coisa que em terra de blogueiro é conto da carochinha. Claro, claro que há exceções e não tenho que citá-las – mas, ainda sim, os que a possuem a tem dentro de certos limites. Mas, sinceramente, quem se importa com credibilidade no que tange a blogues? Eu me esbaldo lendo as críticas de cinema de não-críticos; me divirto imensamente lendo as impressões que um livro causa nos não-literatos; e o mesmo com a política, com a música. E opinião é algo bonito. O cinema não é produzido para cineastas, tampouco a literatura para literatos; de modo que ler num blogue as reverberações do autor sobre Schopenhauer, por exemplo, é uma chance única de acesso a um tipo de opinião crua, sem gatekeepers editoriais. A crítica sem critério é valiosíssima. É como uma pesquisa de opinião voluntária.

Acho que as pessoas devem além de ler, escrever mais. Eu mesmo, aqui, acostumado a postar nada mais que opinião, já fui muitas vezes mal compreendido por leitores que ainda enxergam tudo com um olhar meio ditador; e não as culpo, é herança cultural esse negócio de que opinar é perigoso.

Termino com Marco Aurélio, vesgo, dizendo que ou você é você ou vai acabar sendo confundido com seres indiferentes; um parvo, no mínimo:

“De certo modo, o homem é um ser que nos está intimamente ligado, na medida em que lhe devemos fazer bem e suportá-lo. Mas desde que alguns deles me impeçam de praticar os actos que estão em relação íntima comigo mesmo, o homem passa à categoria dos seres que me são indiferentes, exactamente como o sol, o vento, o animal feroz. É certo que podem entravar alguma coisa da minha actividade; mas o meu querer espontâneo, as minhas disposições interiores não conhecem entraves, graças ao poder de agir sob condição e de derrubar os obstáculos. Com efeito, a inteligência derruba e põe de banda, para atingir o fim que a orienta, todo o obstáculo à sua actividade. O que lhe embaraçava a acção favorece-a; o que lhe barrava o caminho ajuda-a a progredir. ”

24 comments so far

  1. elisabetecunha on

    Acho que vai gostar de ler e conhecer oum blog português do jornalista Carlos Teixeira. Ele tem um post cujo o tema é “JORNALISTAS, SÊ-LO-EMOS TODOS?”.
    http://blogica.wordpress.com🙂
    Depois vc me diz o que achou?

  2. cleber on

    Sem dúvida, opiniões são o que mais me motiva a ler blogs.

    No caso de notícias em geral, preencher o blog somente com isso, sem nenhum comentário, aí acho um desperdício de espaço.

    Se o assunto são notícias especializadas, aí acho que blogs podem sim ser interessantes. Talvez não seja muito do teu interesse (é uma simples questão de gosto), mas a internet – mesmo a brasileira – é cheia de blogs especializadíssimos em tecnologia, em internet e em blogs mesmo. Eu gosto muito de ler alguns.

    Mas voltando a questão da opinião, assino embaixo o que você disse.

  3. Alessandro Martins on

    Acho um saco essa onda nos blogs de repetir as coisas tal e qual se viu no del.icio.us ou no digg, como dezenas de posts diários mas sem nenhuma originalidade. Se um blog é assim, viro a cara.

  4. elisabetecunha on

    Gozada?🙂
    Foi lá no blog de Carlos?
    Responde homem!

  5. elisabetecunha on

    As aulas da Rede Estadual da Bahia começarão dia 5 de março.
    Provalvelmente , darei aula as segundas ,quartas e sextas o dia todo e terças e quintas só à tarde.
    🙂 Satisfeito?
    Foca!

  6. Natália on

    Amor, acho que quando o seu dia não é muito bom você consegue escrever ainda melhor.
    Adorei o texto e a sua opnião sobre o assunto.

    Te amo muito e estarei com você em tudo!

    Beijo meu amor!

  7. elisabetecunha on

    E meu beijo Natt?
    Tá zangada comigo é?😦

  8. LaianaLima on

    eu adorei a foto no topo. adorei, lindíssima. apesar de que na minha opnião, mulher fumando só é bonito em foto.
    Abraço.

  9. Caroline on

    Não vai colocar nada sobre o filme Labirinto do Fauno não?
    Tô super afim de ver🙂

  10. dr. k on

    Sobre a foto, eu tenho que dizer que esse charutinho não é nada blasé, e estraga a pose “este mundo não me interessa mais” da moça. Não que ela tenha um olhar muito cínico, de qualquer modo.

    Ok, eu não gostei da foto, Edd🙂

  11. Ed on

    Charuto? Ah, charuto.

  12. tarsischwald on

    “Se eu quisesse saber de notícia, francamente, eu entraria nos portais especializados ou comprava um jornal.”

    Ed, de repente… cada um faz o que quer, se o cara vai pagar de jornalista, azar, pode ser que fique ruim mesmo.

    Talvez a pessoa seja jornalista e por isso só vai escrever “jornalisticamente”, seja um vício de trabalho e de escrita, sei lá.

    Por exemplo acontece isso comigo com imagens, porque sou designer gráfico e fotógrafo, então quando faço uma imagem eu SEMPRE tenho um olhar profissional, o que as vezes é uma bosta, estraga totalmente o prazer de curtir a tosqueira genuína, tanto a que eu posso produzir (po desleixo ou por má vontade), quanto as dos outros.

    PS: concordo com o Capitão Kirk aqui em cima, a foto está meia boca, sei lá.. (viu só que coisa chata?)

  13. elisabetecunha on

    EDD
    oi?🙂
    Natt tá zangada?

  14. Leo Bueno on

    Concordo com o que disse, mesmo sendo jornalista e tendo um blog com uma temática quase nesse ponto “triste” que você citou.

    Acredito que o interessante é, além de citar as notícias em si – que já são publicadas e copiadas por toda essa rede de portais, o blogueiro tem é que comentá-las. Tem que expor a sua visão, que, se não for extremamente inovador, que ao memos nos mostre o que ele pensa.

    Descobri o SemiÓtica na lista de hot blogs do WP. Adicionei nos meus links e virei aqui mais vezes, ‘Ditador’.

    Grande abraço!

  15. Edson Junior Lain on

    Okay, sr. Léo Bueno que não deixou link. Também acho: se o blogueiro faz um comentário inteligente a respeito dalguma notícia, ele é válido.

  16. elisabetecunha on

    Tá cego é?
    Natt tá zangada com minhas brincadeiras?
    Responde!😦

  17. evelyn on

    Muito bom post, Ed. Adorei a lembrança de Mencken no template, também.😉

  18. elisabetecunha on

    Se sou baiana meus textos refletem a minha baianidade.
    PEQUENICES?!
    Eu sei que ela é um amor, vc também é um amor!
    Combinaram!🙂

    *Minha música é bonita!###%#@!

  19. tina oiticica harris on

    Ed:

    Talvez o seu medidor tenha tantas visitas que você não tenha percebido a minha a este post antes mesmo dele ter comentários. Li o texto várias vezes. Senti que não entendi seu ponto de vista já que aqui nos EUA prefiro acompanhar a política via blogs. Parece que os comentários tratam de neófitos.
    Assim como neófitos podem ter sonhos jornalísticos, meninas-moças podem querer o título de Miss Brasil. Eu mesma me orgulho muito de dois furos: os autores(sic) do mascote do Pan 2007 e quanto receberam não estavam em um único site. Só no meu. E a decisão da Google, Inc. de ficar no Brasil depois do trelelê causado pela advogada Google,Inc. Nicole Wang, foi anunciada no IDG Now e por mim, através de um link que um jovem blogueiro deixou no 1/2 Bit. A estorinha Google, Inc. foi no dia 25/8, tenho a impressão. A Folha de São Paulo ainda afirmava que Google ia embora do Brasil no dia seguinte.

    Finalmente, não foi só o seu blog que não foi visitado, embora o seu tenha sido lido. Meu post recente sobre eventos recentes aqui, sacolas duplas para tudo que é comida, descupinização, blá, blá, blá, acho que dá para entender porquê não comentei assim como o medidor mostra que estive aqui tempo suficiente para ler teu blog.

  20. Edson Junior Lain on

    Gosto dos neófitos. Eu sou um neófito.

    E já leio teu último post. E, tina, que bipolaridade é essa?

  21. maria on

    Bem observado. “As pessoas devem, além de ler, escrever mais.” Também procuro blogs de debate e não propriamente informativos. Parece-me ser mais essa a sua natureza. Um abraço.

  22. Raquel Moniz on

    Julgo que cada pessoa que cria e mantém um blog deve fazê-lo por gozo, satisfação (…) pessoal.
    Escrever, desenhar, expressar-se de alguma forma, para si e só depois para os outros.

    Hoje em dia lê-se pouco e escreve-se ainda menos.

  23. Jacqueline Lafloufa on

    Opinião e pessoas.
    isso que estão falando por aí que é a web 2.0.

  24. Bruno on

    Cara, se você gosta de críticas de críticos não-profissionais, e quer exercitar seu poder de criticar esse tipo específico de crítica, vai lá no meu blogue. Me divirto até escrevendo as baboseiras que tão lá.


Deixe uma resposta

