A decadência da mentira

“Por mais paradoxal que seja – e os paradoxos são sempre perigosos -, a verdade é que a vida imita muito mais a arte do que a arte imita a vida. Basta que um grande artista invente um tipo para que a vida tente copiá-lo e reproduzi-lo em sua forma popular, como faria um editor de iniciativa”. [Vivian, em “A Decadência da Mentira” (1891)]

 Da minha edição de 1911 de Intenções, livro de ensaios de Oscar Wilde,  herdado de um amigo.

11 comments so far

  1. elisabetecunha on

    Toda verdade é uma mentira e toda mentira é uma verdade!!!
    vc é um fofoqueiro lindo!

  2. Edson Junior Lain on

    Este livro é uma pérola. Amigo meu, há uns anos, pegou-o na biblioteca pública aqui de Belo Horizonte para ler e nunca mais devolveu. Por ironia (?) do destino, ele veio parar em minhas mãos. Ele está melhor comigo, certamente.

  3. Fernando Carvalho on

    E por falar em Oscar Wilde….. estou esperando até hoje, o livro que disse que me emprestaria.
    Edson meu amigo, não fique com ciúmes…. hehehe

  4. Lia on

    da onde eu sou? humm… está achando que não sou desse planeta, meu caro? rsrsrs

  5. elisabetecunha on

    lia, vc é do planeta AMOR!!!!!!! BJSSSSSSSSSSSS!!!!

  6. Raquel Moniz on

    Mentira… tema complicado.

  7. Ingrid Steinstrasser on

    Bom, pelo que posso observar por aí, o mundo é movido a mentiras. Num post de um dos meus blogs, escrevi o seguinte:

    Descartes é autor da célebre frase:

    “Penso, logo existo.”

    Pois essa frase, ao meu ver, é de pouca validade hoje em dia. Ela deveria ser modificada para poder ser usada na atualidade. Ficaria assim:

    “Minto, logo existo.”

    Depois as pessoas me chamam de revoltada, pessimista, depressiva e outras coisas. Elas preferem mentir pra elas mesmas e achar que tá tudo bem.

  8. elisabetecunha on

    Edd: PASEI PRA TE DAR UM BEIJINHO!!![na bochecha, viu natália?]
    apareçam!!!!

  9. elisabetecunha on

    EDD: EU NÃO PASEI ;;; EU PASSEI DO VERBO PASSAR!!!!![que professora é essa?]

  10. elisabetecunha on

    Onde está você??? Nas lojas Americanas comprando o presente de “amigo secreto “com Nat?
    Em um shopping lotado dando uma voltinha agradável, tranqüila? ? Em um supermercado bombando de gente comprando um chester?[ não falei peru ,pois já o possui]?????
    Responda-me meu escritor ácido e maravilhoso!!!
    [ beijo na NATÁLIA, ELA NUNCA MAIS FOI ME VER[ SNIF,SNIF……]

    AGORA VOU VER FERNANDO QUE ME DÁ ATENÇÃO[ sou carente!]

  11. elisabetecunha on

    EDD: Tem uma mensagem para você e a Natália lá no ENCANTO, apareça vou esperar! 🙂


Deixe um comentário

