1984/ 2006

É realmente incrível a qualidade premonitória da obra máxima de George Orwell. Há alguns meses lí no A Folha de São Paulo que operadoras de telefonia fixa dos EUA mantém contratos sigilosos com o governo. Objetivo? Armazenar informações sobre os cidadãos americanos: quais os seus contatos, para onde ligam diariamente e com que frequência. Isso, claro, para a segurança do país pós 11/9. Mas não é dos EUA que quero falar. Que diabo de história é essa de “regulamentar a internet”? Quer dizer que, como se já não bastasse todos os cadastros identificatórios que precisamos realizar desde que nascemos (tipo sanguineo, impressão digital, pesinho (!), identidade, cpf, pis, carterinha disso e daquilo e sei mais lá o quê!), ainda teremos que informar todos os nossos dados para ler uma notícia num portal ou para entrar num blog? Valha-me! O estado já é detentor de toda informação a nosso respeito. Essa tal proposta de lei (cuja votação foi adiada ontem), que pretende livrar-nos dos crimes virtuais, parece não prever a facilidade com a qual ela pode ser burlada. Há, aqui, um perigo iminente. Se aprovada tal lei, nós teremos nossos dados, completinhos, circulando na rede, cadastrados em tudo quanto é site que acessemos. Claro que o proposto é assegurar a segurança, a nossa. Mas vá saber. Isso me parece mais uma facilidade para hackers de plantão, que não precisarão mais instalar aquelas geringonças clonadoras de cartão de crédito no seu Caixa Eletrônico. Estaremos (agora mais no centro) das mãos do Grande Irmão.

13 comments so far

  1. looking4good on

    Pois é verdade. Querem-nos espesinhar! O que é que podemos fazer já sem sermos «controlados»? São os cartões de crédito, as chamadas telefónicas, o número de contribuinte, as portagens nas auto-estradas…
    Os USA gostam de se assumir como o BIG WATCH-EYE supostamente defensor do Mundo (?). A propósito os Repórteres sem Fronteiras acabaram de levar a cabo uma iniciativa contra a censura na Internet. Ainda bem que pensa do mesmo modo.

  2. Natália on

    Oi meu anjo
    Parabéns, você esta cada vez mais fera.

    Meu noivo lindo
    I LOVE YOU

  3. Caroline S.P. on

    Quarto lugar no Google hein 😉
    Bakana demais uai.
    Bom, não li esse primeiro texto, mas li do segundo pra baixo. (Então pq estou comentando aqui? Deixa quieto… Hj num tô legal… dããã~.)
    Então é isso.
    Parabéns mais uma vez (eu já dei Parabéns?!) pelo Blog.
    Hasta. 🙂

  4. Caroline S.P. on

    E não são 7:35 pm (esses malditos sites americanos… grrr)

  5. Clara Gomes on

    Oi!!! Obrigada!
    Estou correndo também.
    Depois quero ler seu blog – vamos ver se terei capacidade…
    =)

  6. tina oiticica on

    A pressão dos internautas foi um fator fundamental para que os congressistas desconfiassem da lei e pedissem um taime para discussão. Até o ACM foi nessa.

    O importante seria de realmente exercer pressão na Google,Inc. para seguir seus TOS. Isso seria ótimo, melhor que qualquer lei

  7. Lino Resende on

    O projeto é um absurdo. O único objetivo, acho eu, é criar um novo “cartório”. E certamente alguém vai lucrar com isso e não somos nós, usuários.

  8. Lia on

    é um absurdo quererem controlar o acesso a Internet. Daqui a pouco vão colocar cameras nas nossas casas!!!!!
    Quanto a esse controle do Bush após o 11/09 não duvido de nada.
    Uma vez ouvi dizer que o Orkut também essa função… Estamos cercados! rs

    🙂

  9. Clara Gomes on

    Oi, menino!
    Obrigada, vc é muito simpático!
    Mas tenho que confessar que um blog chamado ‘semiótica’ é no mínimo intimidante para uma simples mortal como eu.
    Aliás, um outro colega nosso aqui do trabalho fez uma definição ótima: ‘semiótica é a pessoa que enxerga as coisas pela metade’, rs…
    Beijinhos, Edd!
    Quando eu atualizar as tiras te aviso.

  10. Clara Gomes on

    Caramba, como você achou esse outro blog?
    Sinistro vc…
    =o

  11. Clara Gomes on

    Aff… Mandei esse link errado!
    É o meu blog de “menininha”…
    =P

  12. Srta. Bia on

    E você acha que é fácil ser um governo manipulador? E você acha que as pessoas não tentarão de todas as formas ter seus dados mais pessoais possíveis? A China está aí dando o exemplo, controla a tudo e a todos e vem depontando como economia mundial.
    Mas agora, você aprendeu muita coisa com uma monte de gente. Alguém se intimidou com o semiótica, eu me intimidei com isso, tudo que sei aprendi com mamãe.

  13. tina oiticica on

    Edd:

    Já tinha vindo aqui, você não viu meu comentário, de repente. É o sétimo de baixo pra cima. Hoje escrevei umas coisinhas, ontem deixei meu comentário o post novo do Alexandre Inagaki, mas hoje meu filho está em casa e tenho que tomar conta dele.


Deixe um comentário

