Godard Literato

Estive ontem na abertura da I Mostra de Cinema da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Em palestra, o psicólogo, cineasta e doutorando em literatura comparada Mário Alves Coutinho disse que em sua tese pretende provar que Jean Luc Godard, o polêmico cineasta francês, conseguiu com sua obra produzir, concomitantemente, cinema e literatura. Voíla.

*

A capa da Piauí n°2:

*

E vocês já conhecem o Universo Anárquico?

Anúncios

4 comments so far

  1. tina oiticica on

    Há alguns filmes do Godard que confirmam a hipótese do seu professor. Masculin, feminin, onde o mocinho está ora declamando Marx, ora lendo; o filme é narrado através de quinze partes mais ou menos, com frases a separá-las. Sou suspeita porque sou tarada pelos filmes do Godard, pelo Jean-Pierre Léaud e ficaria a lembrar de mais e mais filmes; quebraria a barra da tua caixa de comentários.

  2. tina oiticica on

    Pensei em mais um lance. A maneira como o Jean-Luc Godard constrói seus diálogos é literária, ou seja, ninguém fala como seus personagens, ora líricos, ora cínicos mas sempre com um francês que poderia estar em livro. Não é à toa que Godard e Truffaut escreviam para o Cahiers du Cinema antes de virarem diretores.

  3. Edd on

    Tens toda razão, Tina. Também concordo com a tese do Mário, que não, não é meu professor. Thanks.

  4. Lino Resende on

    Finalmente, comprei a Piauí – e a Rolling Stone, também. Sobre a primeira, achei-a meio pretensiosa e uma cópia meio disfarçada do projeto gráfico da Wired.
    Não é que não tenha informações interessantes. Tem. Mas acho que a linguagem ficou um pouco pesada, talvez consequência do padrão gráfico.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: