O Óbvio Ululante

Já disse que estou lendo o Óbvio Ululante, de Nelson Rodrigues. Estou me esbaldando. A crônica que lí ontem, indo pra casa tarde da noite, é uma que fala de como os idiotas estão dominando o mundo. Há um trecho em que ele cita Mao Tse – ” Se a bomba atômica matar 400 bilhões de chineses, ainda sobrarão outros 400 bilhões”, ou algo assim – e comenta: “Com um piparote, o idiota mata metade da sua nação e ninguém diz nada. Coisa normal matar 400 bilhões de pessoas. Estranho mundo idiota.” Que ele chamou Mao Tse de idiota, não é necessário ser dito. Mas e no Brasil? E quanto à idiotice dominante neste país? Quem é mais idiota? O Governo ou o povo que o elege?

7 comments so far

  1. Rayanne on

    Realmente… Mas não acho que o povo inteiro seja culpado pela miséria que toma o país, que seja obrigado a abandonar as escolas (que nem de qualidade são) para trabalhar em condições precárias e tentar sobreviver. Esse povo é cheio de sonhos, se ilude fácil e se vende mais fácil ainda.

    Quanto ao outro povo, que tem tudo e fecha os olhos porque gosta de refocilar na ignorância…

    Numa sociedade utópica, em tese, os mais ricos deveriam olhar em favor dos pobres, mas quem é que vai fazer isso aqui no Brasil?!

  2. Edson Junior Lain on

    Rayanne, o Brasil está longe de ser essa tal “sociedade utópica”. Realmente, quem, aqui, faria isso? Mas, sabe? Ter consciência da própria ignorância é uma ato inteligente.

  3. Fernando on

    Acredito que no Brasil, além do povo que vive submerso na ignorância, impera o egoísmo.

  4. thais kozievitch on

    é difícil dizer qdo grande parte da idiotice desse povo é culpa do próprio governo, e assim o governo que acaba sendo eleito tb é idiota. meio que uma brincadeira de ovo ou galinha!

    eu exagerei qto aos 427. ultimamente eu só tenho dois.

  5. EBloom on

    Olá! Há um tempo atrás passou um documentário muito bom sobre o Nelsão no Globonews. Às vezes saem coisas boas naquele canal. E tinha uma entrevista com a Adriana Armony, que escreveu um livro sobre o Nelson e fez algumas ligações com Dostoievski e tal. Não li ainda, mas ela me pareceu sensata. E, claro que pode me lincar. You give me such an honour. E você já está lincado lá. Arrumado sua casa aqui.

    Abraços!

  6. Edson Junior Lain on

    Obrigado, Bloom.

  7. Giovanna on

    Obrigada pela visita.Muito bom seu blog.
    Na minha opinião, muito pior é o povo, que diante de tudo isso que esta acontecendo em nossa cara,usa a única arma que tem, o voto, para reeleger a maior farça política que já vi.Cheguei a acreditar em nosso presidente vindo do povo,mas o que está acontecendo já é de mais. Pobre Brasil,país que como bem disse Jabor, “Está anestesiado,mas nunca será operado”.


Deixe um comentário

